Home História Historia do Badminton Geral
Historia do Badminton Geral
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Badminton - História
Escrito por Andreza Viana de Oliveira   
Seg, 13 de Maio de 2013 11:11

A ORIGEM DA MODALIDADE
Não se pode afirmar com grande exatidão qual a data da criação do Badminton no Mundo. No entanto atendendo à existência de diversas provas pertencentes a diferentes épocas, somos levados a crer que o nascimento deste jogo remonta a vários séculos.
Há 2000 anos, na Grécia, praticavam-se jogos muito parecidos com o Badminton: o “Didschiandsi” e o “Cibano”. Outros eram praticados no Japão e pelos Inca.
Na Europa, apenas se sabe com exatidão da existência de um jogo idêntico, no século XVIII, como se pode ver por numerosos escritos e pinturas. Chardin pintou um quadro que ficou célebre: “A menina do volante”.
Pensa-se que o Badminton começou a ser praticado algum local na Ásia, zona onde desfruta de grande popularidade com elevado número de praticantes.

O APARECIMENTO DO BADMINTON NA EUROPA
É em Badminton (Inglaterra) que, nos finais do século XIX, a modalidade dá os seus primeiros passos na Europa, sendo praticado por oficiais ingleses regressados da Índia onde se haviam familiarizado com este jogo na cidade de Poona.
Os primeiros jogos realizaram-se em 1873, em Badminton House, pertencente ao Ducado de Beaufort e foram utilizadas raquetas de ténis e improvisados volantes de penas. Este jogo ficou conhecido como “aquele jogo em Badminton”. Daqui o nome pelo qual é atualmente conhecido.
As regras do jogo foram publicadas em 1877 pelo Coronel H. O. Selby, em Carachi.
Em 1883 aparece a primeira estrutura associativa – Badminton Association of England. Mais tarde já no século XX – 1934 - é formada a Internacional Federation (FIBA) conglomerando todos os países onde se praticava a modalidade.


INTRODUÇÃO EM PORTUGAL
Não existem também dados concretos quanto à data da introdução da modalidade em Portugal. São conhecidas contudo algumas manifestações realizadas entre 1895 e 1953.
Só neste ano é que o Badminton começa a ser divulgado mais a sério, através de Henrique Pinto e com a organização de um torneio pelo Lisboa Ginásio Clube.
Esta personalidade ficará para sempre ligada ao desenvolvimento da modalidade, pelo muito que contribuiu para a sua expansão.
Um ano mais tarde, é criada a Federação portuguesa de Badminton sendo o seu primeiro presidente o próprio Henrique Pinto.

MODALIDADE OLÍMPICA
A partir da formação da Federação Internacional de Badminton, deu-se o salto necessário à sua implementação e desenvolvimento a nível mundial. Cabe a este organismo superintender a modalidade, tanto para a aplicação das leis do jogo como ainda para a organização dos Campeonatos Mundiais, individuais e por equipas.
Finalmente, o Badminton conseguiu aquilo que perseguia infrutiferamente há vários anos: ser considerada modalidade Olímpica. Depois de ter estado presente como modalidade de observação nos Jogos Olímpicos de Seoul (1988), foi admitida efetivamente nos Jogos de Barcelona (1992).

Última atualização em Seg, 27 de Maio de 2013 12:41
 
Copyright © 2018 FEBARJ - Federação de Badminton do Estado do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
 

Facebook Twitter Youtube

 

Publicidade